Áreas e atividades inspecionadas
Numa inspeção são verificadas, entre outras, as seguintes áreas e atividades relacionadas com o circuito do medicamento e produtos de saúde:
- Sistema de Gestão da Qualidade (incluindo procedimentos, instruções de trabalho e registos);
- Aquisição, receção e armazenamento:
- Instalações e equipamento;
- Condições de conservação;
- Eficiência (custos / desperdícios).
- Distribuição e dispensa em regime de ambulatório (incluindo circuitos especiais, nomeadamente medicamentos derivados do plasma, contendo estupefacientes e substâncias psicotrópicas, gases medicinais, medicamentos experimentais, autorizações de utilização excecional, dispositivos médicos e produtos cosméticos e de higiene corporal):
- Instalações e equipamento;
- Prescrição e dispensa (validação, acompanhamento farmacoterapêutico, farmacovigilância e rastreabilidade);
- Sistemas informáticos;
- Organização e funcionamento da Comissão de Farmácia e Terapêutica.
- Preparação de medicamentos (medicamentos estéreis, não-estéreis e reembalagem e reetiquetagem de medicamentos):
- Instalações e equipamento;
- Qualificação do pessoal;
- Técnica de preparação e controlo de qualidade;
- Controlo das condições ambientais.
Os pontos acima descritos são verificados presencialmente, quer nas instalações afetas aos Serviços Farmacêuticos, quer noutras onde se encontrem armazenados medicamentos, dispositivos médicos, produtos cosméticos e de higiene corporal, bem como nos serviços clínicos. A inspeção é conduzida por uma equipa multidisciplinar constituída farmacêuticos, economistas e, sempre que necessário, outros peritos do INFARMED, I.P.